sábado, 23 de julho de 2011

ENTERRO PREMATURO (1962), de ROGER CORMAN - 22.07.2011

Baseado num conto de Edgar Allan Poe - mestre americano do terror e do fantástico - a fita conta a história de Guy Carrell (vivido por Ray Milland - de Disque M para Matar). O filme inicia com a exumação de um cadáver, e é possível ver na tampa do caixão arranhões, indicando que o morto foi enterrado vivo, e a expressão do morto confirma, tudo isso sob a assistência de Guy, seu sogro Gideon e seu amigo Miles.
Logo depois, Emily (Hazel Court) chega à casa de Guy, e este diz que embora ainda a ame, dela deve se afastar, pois toda sua família teve morte violenta e sofrida. Seu pai morreu de catalepsia e ele pode ter herdado tal enfermidade. Guy acredita que seu pai por isso foi enterrado vivo, e que ele ouviu seus gritos na noite pós-enterro, na cripta no porão da mansão da família. Mesmo assim Emily insiste na relação e quer casar com Guy, mas este é atormentado e terrivelmente amedrontado pela idéia de que também poderia ser enterrado vivo.

Eles casam, mas Guy adota um comportamento bastante estranho, e constrói um mausoléu à prova de sepultamentos indevidos, o caixão abre por dentro, ele tem ferramentas e suprimentos à mão, e dispositivos variados para abrir as portas do mausoléu, um sino para chamar a atenção, saídas secretas do prédio que construiu. Esse comportamento vai envenenando seu relacionamento, o afastando de sua esposa. Emily convence Guy a destruir o jazigo, sob pena de deixá-lo (the death by yourself, ou the life with me?, pergunta ela).

Há uma cena inicialmente inexplicada, em que alguém vai ao mausoléu de Gideon Carrell, o pai de Guy e Kate, tudo leva a crer que para preparar algum ardil contra Guy. Igualmente, o gato da casa fica presa dentro da parede (lembram de O Gato Preto, de Poe?), talvez para reforçar os temores do protagonista. A irmã de Guy, Kate Carrel aparentemente é a protetora de Guy, mas tem um comportamento estranho.
Em certo momento, Guy é desafiado por Miles sobre sua versão de que seu pai teria sido enterrado vivo, e que eles devem ir ao mausoléu para ver o corpo (ou ossos) do defunto, para que assim o temor de Guy pudesse ser vencido e suas convicções de ter sido seu pai enterrado vivo desmentidas.
Nessa hora, eles verificam que a chave da cripta sumiu - aquela misteriosa incursão ao mausoléu. Ao arrombar a porta, um esqueleto cai sobre Guy e o seu amigo e sogro - ambos médicos - atestam sua morte imediatamente, por enfarto.
Guy, catatônico e cataléptico - mas não morto, tenta se comunciar com os médicos, com os convidados do velório e do enterro, mas não consegue mover músculo ou dizer algo. Seu temor está prestes a se concretizar.
Ele é desenterrado por ordem de seu sogro (para usar o corpo para algum estudo de medicina) - não é possível saber quanto tempo depois da inumação (e portanto se está vivo ou é um morto-vivo), ataca os coveiros, ataca o sogro ao descobrir suas más intenções, matando-o com uma descarga elétrica.
Emily, ainda sem saber de nada, já se insinua para Miles, tendo Guy visto o flerte. Então Fuy se apresenta a Emily, e com o choque que esta sofre e desmaia, ele a leva para ser enterrada, momento em que em que ela revela o plano bolado por Kate para enterrar Guy vivo. Guy então resolve enterrar Emily ainda com vida, mas é impedido por Miles. Quando em briga corporal Guy está prestes a derrotar Miles, Kate o alveja e o mata com uma arma - ou seja, ele realmente ainda estava vivo.
O filme deixa uma dúvida se realmente Kate ou Emily - ou ainda ambas - foram as responsáveis pela armação na cripta, desejando a morte de Guy - provavelmente por questão de herança.
Em certo momento do filme, Miles diz que quaisquer menções a morte, enterros, etc., devem ser evitados de modo que não dêem ensejo a uma reação cataléptica, e tanto Emily quanto Kate ouvem tal informação.
Uma primeira tentativa é feita logo após, com o assobio da música que era entoada pelos coveiros que desenterraram aquele primeiro cadáver, e o encontro físico de Guy e tais coveiros.
A segunda tentativa é a ida a cripta e o esqueleto que cai por sobre Guy - mas revendo as cenas da preparação do incidente da cripta, não é possível identificar qual das duas lá esteve para preparar o  susto "fatal", embora, ao final, a chave da cripta estivesse em poder de Emily. Essa dubiedade faz bem ao filme. Minha opinião - ou as duas ou somente Kate tem culpa.

O filme é de um figurino meio teatral, com névoa de fumaça de estúdio em muitas cenas, uma fotografia com imagens muito claras, muito coloridas. Imagino que tudo isso se deva ao possível baixo orçamento dos filmes B de Roger Corman. Bom filme. Gostei bastante.
Nota IMDB -  6,5. Dou um pouco mais, um 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário